A couve é rica em fibras, além de ser fonte de ferro, cálcio, vitamina C e antioxidantes. Por isso, a hortaliça ajuda no combate de várias doenças, melhora as defesas do organismo e contribui para o bom funcionamento do fígado. A couve também figura entre os alimentos para anemia, pois a vitamina C facilita a absorção do ferro encontrado nas folhas. Assim, não restam dúvidas de que o consumo da couve é ótimo para a saúde.
As Fibras da Couve
Nos alimentos, encontramos dois tipos diferentes de fibras: as solúveis e as insolúveis. As fibras do tipo solúvel são responsáveis por agilizar o trânsito intestinal, enquanto as do tipo insolúvel formam uma espécie de gel em contato com a água, aumentando a sensação de saciedade e dificultando a absorção de gorduras. A boa notícia é que ambos os tipos de fibra estão presentes na couve. Para aproveitar melhor esses benefícios, a dica é consumir também os talos da couve.
Outras Propriedades da Couve
O cálcio, encontrado na couve, é essencial para a boa formação dos ossos e dos dentes. Além disso, estudo mostram que o cálcio pode contribuir para o emagrecimento, assim como as fibras. A couve também contém substâncias antioxidantes, como os flavonóides e os carotenoides. Essas substâncias ajudam a prevenir o envelhecimento das células e melhoram as defesas do organismo. Ela ainda é fonte de substâncias que estimulam a produção de enzimas pelo fígado. Essas enzimas atuam na prevenção de alguns tipos de câncer.
Como Consumir a Couve
A couve pode ser consumida crua ou refogada. A hortaliça fica ótima em saladas verdes e também pode ser utilizada como ingrediente de sucos e vitaminas. Como dissemos, o ideal é não retirar os talos da couve quando for prepará-la. Caso não vá utilizar os talos, reserve-os para bater com suco de laranja ou para preparar um delicioso patê de talos. A dica é comer couve pelo menos 2 vezes na semana, dando preferência para a hortaliça crua.
O nosso sistema imunológico é responsável por manter as doenças afastadas. Podemos imaginar que ele funciona como um exército cujo papel é proteger o corpo humano contra microrganismos prejudiciais. Assim, quanto mais forte está a imunidade, menores são as chances de contrairmos problemas de saúde. E a melhor maneira de fortalecer o sistema imunológico é através da alimentação. Veja uma lista de alimentos essenciais!