O que é?
Hipertensão Arterial ou é Pressão Alta? significa que a Pressão dentro das artérias de uma pessoa subiu a valores elevados e permanecem altos. Consideramos hoje, que o nível de Pressão máxima maior do que 140 mmHg ou Pressão mínima maior do que 90 mmHg indicam Pressão alta?.
Esta doença é perigosa porque frequentemente não causa sintomas, por isso é chamada de doença silenciosa, mas pode acarretar consequências graves para o indivíduo como: acidente vascular cerebral (derrame cerebral), infarto do miocárdio (insuficiência do coração), insuficiência renal ou ainda obstrução?o das artérias que levam o sangue para as pernas, se não for diagnosticada e tratada adequadamente.
Fatores de risco
– Histéria Familiar
Pessoas que têm familiares com Pressão arterial elevada têm maior chance de serem hipertensas. Se for o seu caso comunique ao médico.
-Idade
Pressão alta ocorre na maioria dos casos em pessoas acima de 35 anos. O risco aumenta com a idade.
-Sal
A ingestão excessiva de sal predispõe ao aumento da Pressão arterial, por reter líquidos e dilatar o vaso sanguíneo.
-Obesidade
Pessoas com excesso de peso têm maior probabilidade de desenvolver a hipertensão. Procure saber qual é seu peso normal em relação a sua idade, altura e sexo e, se você estiver acima deste peso, consulte seu médico e nutricionista sobre um programa de exercícios e dieta adequada para uma perda gradual de peso.
-Diabetes
Pessoas com diabetes muitas vezes também sofrem de hipertensão. Esta combinação aumenta o risco de doenças cardíacas e renais.
-Cigarro
O hábito de fumar é um fator de contribuição para elevar a Pressão arterial.
– Vida sedentária
Um estilo de vida sem exercícios regulares aumenta a probabilidade de excesso de peso, significando um fator de risco para o desenvolvimento da hipertensã.
– Abuso de álcool
Estudos demonstraram que o abuso de álcool pode estar associado é Pressão alta. O significado de “abuso” pode diferenciar de pessoa para pessoa, dependendo do peso, hábitos alimentares e hereditariedade. De qualquer maneira recomenda-se moderação.
– Maus hábitos alimentares
A alimentação constitui um fator de proteção da saúde e, quando desequilibrada, pode contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Orientações nutricionais
Tenha uma alimentação saudável:
Evite:
Açucares e doces,frituras,derivados de leite na forma integral, com gorduras, carnes vermelhas com gordura aparente e vísceras,temperos prontos,alimentos industrializados que vêm em latas ou vidros, alimentos processados e industrializados como embutidos, conservas, enlatados, defumados, charque.
Prefira:
Alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados, temperos naturais: limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha, frutas, verduras e legumes produtos lácteos desnatados.
“Ter alimentação balanceada é fundamental para manter a Pressão arterial sob controle e evitar complicações cardíacas.”