O brócolis é considerado como um alimento nutracêutico, porque possui diversos nutrientes essenciais para o nosso organismo. Veja a lista de componentes benéficos:
- Vitamina C;
- Vitamina A;
- Proteínas;
- Cálcio;
- E ferro.
O vegetal contém ainda substâncias que não entram para a categoria dos nutrientes, mas que também trazem benefícios para a saúde, como:
- Isoticianatos, que induzem a produção de enzimas protetoras;
- Indóis, que desativam os estrógenos;
- Luteína, que protege a retina e auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer;
- Zeaxantina, um antioxidante potente que também atua na prevenção de problemas de visão.
Propriedades Medicinais
Por causa dessas substâncias, o consumo do brócolis está diretamente relacionado à prevenção de diversos tipo de câncer, sobretudo o de bexiga. Por ser rico em cálcio, o vegetal também pode retardar os efeitos da osteoporose e fortalecer os ossos. A vitamina C fortalece as defesas do organismo e as substâncias antioxidantes combatem os radicais livres.
Como Consumir
O brócolis geralmente é cozido em água e utilizado no preparo de saladas. Mas existem outras formas de se consumir o vegetal para variar o cardápio. Para disfarçar o sabor marcante, é possível picar o brócolis em pequenos pedaços e cozinhar juntamente com o arroz. O vegetal também pode ser utilizado no preparo de sucos, batido com laranja ou abacaxi. Para potencializar a absorção de nutrientes, uma boa dica é temperar as saladas com azeite e limão. Outra sugestão é cozinhá-lo no vapor, para que fique mais verdinho e não perca suas substâncias ativas.